-Publicidade-
Diodo emissor de luz orgânico (OLED) que imita a estrutura das "lanternas" dos vaga-lumes brilha mais forte do que os LEDS e OLEDs convencionais. O OLED inspirado no vaga-lume pode ser usado para fazer telas de TV's, computadores e celulares consumirem menos energia.
Comparação entre OLED convencional e o baseado nos vaga-lumes. Crédito: Nano Letters.
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia, liderados por Ki-Hun Jeong, se inspiraram nos vaga-lumes para criarem LED's e OLED's 60% mais eficientes e com um ângulo de iluminação 15% maior. "Este trabalho relata a primeira observação de estruturas hierárquicas , ou seja, microestruturas inclinadas com nanoestruturas existentes nas ultraestruturas cuticulares de lanterna de um vaga-lume", explica Ki-Hun Jeong.
Comparação entre a estrutura do vaga-lume e a criada pelos pesquisadores. Crédito: Nano Letters
Ao estudar a especie da vaga-lume, Pyrocoelia rufa, o grupo de pesquisadores descobriram a existência de uma estrutura de cutícula de quitina com 10µm de largura com um ângulo de inclinação de 5º, formando um padrão semelhante a disposição de telhas em um telhado. Essa estrutura é responsável pela redução do nível de refração entre fonte emissora e o ar.
Os pesquisadores concluíram que essas estruturas assimétricas e hierárquicas contribuem substancialmente para a extração eficiente de iluminação e para um aumento do ângulo da luz bioluminescente, que de outra forma seria aprisionado la dentro do vaga-lume. "Esse conhecimento será utilizado na próxima geração de telas OLED", afirma Jeong.
Saiba mais! Visite o site da Nano Letters, clique aqui!
Saiba mais! Visite o site da Nano Letters, clique aqui!
0 comentários:
Postar um comentário